Como proposta metodológica, em nossa pesquisa, utilizamos a pesquisa-ação, por contemplar a forma participativa dos sujeitos, que se envolvem reforçando e discutindo ideias, organizando-as para a efetivação de um entendimento comum, compartilhando-se intenções sobre a mudança a ser gerada. Em nosso caso, entendemos que a Proposta para o ensino de ciências precisava ser repensada e, nesta ação, as percepções dos professores, com vistas aos possíveis redirecionamentos dos seus projetos educativos foi fundamental, seguindo o planejamento e posterior execução, re-planejamento e uma nova ação, caracterizando, desta forma, o processo da espiral auto-reflexiva. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizamos um questionário aberto, dirigido aos professores e grupos focais, gravados em vídeo, dos oito encontros com professores. Como categorias para as análises, utilizamos três dimensões do projeto educativo: a importância relacionada ao domínio conceitual da sua área do saber - a dimensão conceitual, o domínio dos recursos e estratégias que promovam o desenvolvimento - a dimensão didática e o conhecimento dos estudantes no que se refere às suas características psicológicas e sociais - a dimensão psicológica. Buscamos, a partir das percepções e crenças dos professores, de forma compartilhada e refletida, encontrar formas para o desenvolvimento de um possível caminho para a reconstrução da Proposta.
Palavras-chave: ciências; ensino de ciências; alfabetização científica; educação científica; Proposta Curricular.
Parabéns pela brilhante iniciatica. A educação e a ciência precisam de profissionais como vocês que estão dispostos a mudar,a crescer, a transformar... A alfabetização científica traz uma valiosa contribuição.
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