segunda-feira, 11 de outubro de 2010

ÚLTIMO ENCONTRO REALIZADO NO DIA 07/10/2010.

Exercício com o Blog- WWW.profissionaisdaciencias.blogspot.com
Nesse encontro de fechamento de toda a pesquisa e finalização dessa etapa do estudo fez-se a exposição da Proposta Curricular ampliada e reformulada por todos os participantes da pesquisa, mas ainda trazem-se questionamentos para publicar no Blog suas opiniões e, suas transformações sobre o:

1-Aumentou a relação com a Proposta de Ensino?

“Acredito ter mudado muito em relação à Proposta Curricular de Ensino de Ciências, pois agora acho que vou dar mais valor a esse documento e observar mais os seus conteúdos e suas referências que agora ela traz”.

“Pensar na Proposta Curricular me fez ver que em muitas coisas estava errado e, eu poderia mudar, mais não sabia como fazer essa mudança, até começarmos esses encontros para então discutir temas tão importantes, mais que não eram vistos”.

“Hoje entendo ser necessário continuarmos esses encontros para falarmos refletirmos e cada vez mais buscar melhorias para o ensino de ciências na rede municipal como um todo”.

“Tinha uma relação puramente conteudista com a Proposta Curricular de Ensino de Ciências sem pensar muito no resto que nela constava. Ao fazermos este estudo dos autores e dos conceitos que tínhamos sobre ciência, comecei a tentar mudar algumas coisas, mas ainda sinto dificuldades ao lecionar determinados conteúdos”.

“Também sou professora de ciências, e acompanhei todo o trabalho às vezes à distância. Eu vejo a Proposta reconstruída em cada professor da rede procurando usá-la do melhor jeito possível”.

2- Como ficaram seus projetos educativos após tais discussões feitas nos encontros?

“Vou confessar aqui que nem sabia que tinha um projeto educativo. Agora sei o que é, e o que tenho que fazer para melhorá-lo, pensando em minhas aulas em sala, em como modificar e ajudar os meus alunos a estudar”.

“Busco melhorar sempre as minhas aulas pensando na aprendizagem dos meus alunos, fazendo aulas práticas e mais divertidas conseguindo uma maior participação e colaboração”.

“Eu já fazia muitas coisas diferentes em sala de aula, mas acredito que sempre possamos melhorar. Esses encontros nossos são muito positivos em relação a uma formação continuada, por isso digo, que nós deveríamos continuar nos encontrando para dar continuidade a essa construção de um ensino de ciências ainda melhor”.

“Hoje vejo a importância de um projeto educativo que possa ser modificado junto com o professor e nesses encontros mudei algumas ideias que tinha sobre ciências e principalmente sobre a formação de professores, vejo estes encontros como uma excelente formação para professores em geral não só em ciências”.

“Estou voltando para a sala de aula e vejo que terei que mudar mais, porque os alunos já mudaram e precisamos acompanhá-los nesta transformação”.

3- Como e o que pensam em relação à formação continuada dos professores?

“Muitos alunos não demonstram interesse em estudar ciências, nós vemos isto claramente, mas muitas vezes não sabemos o que fazer como agir, para reconquistá-los”.

“Penso que existe interesse sim, os alunos só não são motivados ou encorajados a pesquisar a dar a devida importância para a ciência. Eles vêm de casa com conceitos que não são fáceis de li dar em sala de aula”.

“Os alunos de hoje tem que ter muitas coisas para fazer quase que ao mesmo tempo porque isso é da época deles. Tudo é mais rápido e superficial, por isso às vezes fica difícil querer explicar um conteúdo que eles têm dificuldade em aprender”.

“A alfabetização científica que vimos nos encontros me fez pensar, que os meus alunos precisam entender mais sobre o mundo natural e aprendendo sobre isso podem então mudar a sua vida”.

“Estes encontros são um tipo de formação que funcionam de verdade, trazendo para os professores novas ideias e novas formas de pensar conversando e lendo sempre coisas novas e inovadoras”.

4- Como e o que pensam em relação aos estudantes de ciências? O que ainda pensam em fazer em relação ao ensino de ciências?

“Com essa mudança feita na Proposta de ciências, penso que se fosse possível deveríamos manter nossos encontros o que seria muito bom para o ensino de ciências da rede municipal”.

“Acredito que o ensino de ciências do município teve com esses encontros uma grande ajuda para ocorrer mudanças. Melhorias que poderão ser mantidas com a continuidade desses encontros. Refletindo e pensando sempre sobre o ensino que fazemos e ajudamos a acontecer”.

“A (re) construção da Proposta Curricular de Ensino de Ciências foi uma primeira etapa de um longo processo que no meu ver foi concluída com sucesso total. Digo que o ensino de ciências deve mudar, com formações de professores e melhores condições de trabalho em sala e fora dela, pensando e melhorando o ensino e fazendo a alfabetização científica”.

“Prosseguir com os encontros e discutindo, estudando cada vez mais novas pesquisas e autores que nos ajudem a fazer um ensino de ciências cada vez melhor, pensando em nossos alunos e na nossa profissão de docente”.

“Estes encontros nas mãos do professor Mateus como coordenador funcionam muito bem e deveriam continuar assim sempre com esses estudos para melhorar cada vez mais o nosso ensino de ciências da rede municipal de Rio do Sul, meus mais sinceros parabens”.

Um comentário:

  1. Muito estimado colega e amigo Mateus,
    leio na tua mensagem e também no teu blogue alguns detalhes do trabalho que neste novembro te fará Mestre em Ensino de Ciências. Fiquei surpreso pela quantidade de material empírico que produziste e também com a densidade teórica do teu trabalho. Fiquei muito distinguido em ver parte significativa de minha produção acadêmica ajudando a adensar o solo teórico de trabalho.
    Aproveito para pedir que cumprimentes o Professor Dr. Edson Schroeder pela orientação de um trabalho com tão significativa dimensão social. Recordo com saudade minha estada em Rio do Sul, há quase um ano quando nos conhecemos pessoalmente,
    Devo registrar que também me encantei com o blogue reconhecendo nele um artefato cultural que faz alfabetização científica.
    Aceita minha admiração e a manifestação de júbilo pela parceria no trabalho de fazermos Educação com a Ciência.

    attico chassot
    http://mestrechassot.blogspot.com
    www.atticochassot.com.br

    ResponderExcluir